Wednesday, September 20, 2006

Primeiros dias de aulas

Estes primeiros dias foram excelentes. Não parei em casa e vivi mais nos últimos cinco dias que nas últimas cinco semanas. True.
Primeiro foram os anos do Marcelo e da Eva. Os anos "Good Rear", frase estampada na T-shirt-prenda dele. Eu, o Marcelo, o Pedro, o Amaral, o Renato, o Joao e a Monica fomos pa Lisboa as 11h e voltámos lá pas 2h da manhã. Foi lindo memo. Pena não ter ido mais gente mas pronto. Desde que perdemos o Amaral, até sentarmo-nos nos sofás no meio do caminho das pessoas, até voltarmos num autocarro cheio de gente estranha a falarmos com a Eva, toda fdda por ter sido acordada. Hehehe.

Depois o primeiro dia de aulas. Tava preocupado porque sabia que, dependendo de com quem fosse ficar ia mostrar o meu interesse pela disciplina e as minhas notas, logo. Vou falar aula a aula porque foram grandes dias. A primeira foi de Matemática. Foi a única stora que ficou: o AV, o nilton, o stor d biologia sairam da escola. A stora MAria João Teles, MJ, n ficou connosco. E prontos ficámos com professores normais e exigentes. SECA! Sentei-me lá atrás com o Marcelo mas passado um bocado de ameaças à turma ex-11A (testes gigantes, bués TPC's, fichas...) vira-se e diz: "Como sei, por experiência que é difici, quando duas turmas são fundidas, que as pessoas se dêem bem vou «enturmar-vos»." Foda-se. Fiquei com uma gaja do 11A memo na fila da frente ao pé da mulher. Na segunda aula passei-me com o sono e o tédio. E todas as aulas são as primeiras da manhã. Eu avisei-a logo. Pedi-lhe pa ficar com o Amaral, que ficou sozinho. Ela disse que não, que devia ajudar a gaja que tinha muitas dificuldades porque vinha do 11A. Eu disse que não queria fazer de babysitter, que já não tinha funcionado com a Chasqueira. Que ia perder o interesse e desenhar a aula inteira ou adormecer tentando. Ela disse que não queria isso e tal. Mas tá avisada. Que seca que vão ser aquelas aulas.

Depois Português. A mulher parece bué exigente, o que tornou as coisas horriveis a primeira vista. Agora parece-me mais simpática. Mas exigente na mesma. Diz que quase nenhuns alunos dela chumba nos exames. Vamos dar toda a merda e mais alguma. E tá-se a cagar que não tenhamos pegado nos Lusiadas desde o nono ano. E tá-se a cagar que nao saibamos nada de gramática. Não é responsabilidade dela, claro está. Cobaias do sistema é o que é.
É a mesma professora de Área de Projecto. E vamos fazer um trabalho que englobe as especificas com uma professora de portugues. Claro. E conta para a média. Que inutilidade... Começamos por pensar em estudar Malthus com insectos (sobrevivencia com alimento ou nao, crescimento em condiçoes adversas) ou mudanças e combinaçoes gnéticas de avós, pais, e filhos. Também podiamos falar de nanotecnologia na sei. O Ricardo vai rachar um cérebro de porco na aula. LOL.

Depois Biologia. A mulher parece simpática mas exigente....como as outras duas! São exactamente iguais: professoras normais! Que desilusão :/. Ela dá a matéria bem, mas devagar. Tá sempre a dizer: "Ah e tal, digo mais logo". É capaz de se repetir várias vezes, mas as aulas dela são as menos aborrecidas, pelo menos até agora.

Agora a turma nova. Já tinha visto toda a gente pela escola menos duas raparigas. Há o grupo de 4 gajas do 11A que tão sempre juntas, a Telma, a Cátia, a Vanessa e a Sónia. Fiquei ao pé da Telma em Matemática. Parecem simpáticas mas não se juntam ao grupo. Também se fosse ao contrário eu não faria isso. Há três rapazes novos: o Cordeiro, do memo estilo do Paulo e do Gonçalo, o Cláudio, bué calado e com cara de geek e há o Wilson, que parece ser um fixe, mas inda n falei com ele. Também tenho muito tempo para os conhecer. Há uma brasileira com um sotaque cerrado chamada Flávia, mas quando ela fala soa como "Fáviablu" em que "...blu..." é uma série de sons desconhecidos. Por fim há a gloriaosa desconhecida. Chama-se Susana, é bué bonita, mas parece ser uma segunda Liliana. Na segunda aula de Biologia a stora perguntava qq coisa e ela começava a divagar do tipo: "As gónadas femininas são os ovários. E os gametângios são os ovários que nascem já com a mulher não é." ou "Antes de ocorrer a ejaculação é segregado um liquido para «desinfectar» a uretra das toxinas...". E fala com uma rapidez que ficou toda a gente a olhar com cara de parvos. Por fim há uma gaja, a Patrícia, que já teve connosco em Filosofia do 10º ano. E por falar nessa famosa aula de Biologia ela não parava de responder "Oócito II" em vez de óvulo e ninguém sabia que merda era aquela. Mais uma vez a turma toda ficou O.o waf? Foi xlente a aula. E tão a ser excelentes estes dias. Só risota, apesar do tédio.

Christina Aguilera - Ain't no other man.

Sunday, September 17, 2006

Início do 12º ano

Domingo, último dia de férias.
Apesar de estas férias terem sido uma merda (cada vez piores...) começam amanhã as aulas e eu to com uma preguiça imensa. Passar de um horário de 11h30-2h para um 7h30-00h vai ser complicado. Pensar em levantar áquela hora da manhã... Bem, mas há o lado positivo! Apesar da rotina e do tédio que se avizinham vo recomeçar um novo ciclo. Novas disciplinas, novos professores, uma turma muito maior, montes de gente nova. Só falta mais um ano. "Só" porque sei que vou ter saudades deste tempo em que, apesar de tudo, pouca coisa faço e o esforço é mínimo durante longos períodos e o convívio é diário, só com gente fixe, sem confusões.
Por enquanto to empenhado em manter ou aumentar a média, o que parece difícil. Tenho média de 17, e com as médias de medicina a baixar... Eu sei lá... Não sei o que se vai passar amanhã, quanto mais daqui a um ano. A turma tem agr o dobro do tamanho, com 30 pessoas. +10 novas do 11A e doutros sitíos. Espero mesmo que seja gente fixe, novos amigos. Desde o 10º que a turma é unida, apesar dos acontecimentos do último período do 11º. Agora espero que todos se integrem bem uns com os outros e nao apareça o grupinho das meninas cor-de-rosa, dos rapazes, dos novos, etc, etc.
Falta um dia pa começar o 12º ano e já to com uma certa nostalgia de este ser o último ano. Mas, além da nostalgia to nervoso. É sempre um ano novo a começar. Queira ou não o primeiro dia é sempre importante. Escolher o sitio onde me vou sentar, com quem me vou sentar...vai tudo comtribuir para a minha atenção durante as aulas, e se me vou divertir ou não durante estas (se as vou aguentar, em suma). Mais ansioso estou porque a D.Adelina convidou-me pa ir jantar a casa dela amanhã e parece que vão estar lá uns missionários amigos dela. Bolas, fui apanhado. Memo o pior dia pa recomeçar a ir à missa.
Anyway, também tenho um horário bué reduzido, com quatro tardes livres (eram três, e sexta só tinha memo e.fisica, mas ja mudou) a entrar as vezes as 10h... Posso agr começar a pensar em tirar 1 curso de alemão, tirar a carta em Janeiro ou Fevereiro, ter um part-time...quem sabe.......
Vejamos como será o dia de amanhã.

MUSICA
Muse - Butterflies and Hurricanes
Pink - Who Knew